Criação de ecossistema agroflorestal urbano e estímulo ao empreendedorismo social
Alinhando educação, pesquisa e tecnologia socioambiental, o Ecoinec promove a agroecologia urbana sustentável com foco no cultivo de alimentos orgânicos, educação ambiental com visitas guiadas, oficinas, cursos de formação, colaboração com universidades e parceiros, incentivando práticas sustentáveis para produção de alimentação saudável.
O objetivo é criar um ecossistema urbano produtivo baseado em manejo agroecológico para contribuir com a resiliência das comunidades e melhoria da qualidade da alimentação e da criação de microclimas nas cidades, a partir de pequenos espaços verdes. Por meio da partilha de saberes, o Ecoinec estimula o desenvolvimento de projetos regenerativos para auxiliar na melhoria da qualidade de vida de pessoas em comunidades em situação de insegurança alimentar e/ou social a partir da criação de um microssistema agroflorestal e espaços de formação.
O Ecoinec baseia-se nos princípios da agroecologia, que integra conhecimentos tradicionais e modernos para criar sistemas agrícolas sustentáveis. O projeto experimental utiliza a técnica de horta em mandala, sistema de irrigação circular que facilita, de forma sustentável, a produção de diversas culturas como hortaliças, leguminosas e frutíferas, de modo integrado.
O projeto conecta o Inec com os ODS
Equilíbrio produtivo e conexão com a natureza
Em um ambiente urbano, isso significa transformar espaços subutilizados em áreas produtivas e verdes, beneficiando tanto a natureza quanto a comunidade. De forma conjunta, utilizam-se técnicas de compostagem, produção de mudas, adubação verde e conservação da biodiversidade, para construir um ecossistema urbano equilibrado e produtivo.
Os processos estabelecidos em todo o sistema do Ecoinec colaboram também para a captura e retenção de dióxido de carbono (CO2) e produção de oxigênio, melhorando a qualidade do ar local e dando suporte nas ações para amenizar as mudanças climáticas.
Inspirar e capacitar as pessoas a adotarem práticas de cultivo sustentável fortalecem a conexão entre o ser humano e a natureza, principalmente nas cidades, reforçando a importância de um mundo sustentável.
Metas para
2024
- 1 sistema agroflorestal autossustentável
- 1 convênio de pesquisa e extensão universitária
- 1 parceiro para escoamento da produção
- 150 pessoas beneficiadas com visitas guiadas
- 80 pessoas capacitadas em oficinas de agroecologia
- 30 apoiadores regulares cadastrados na rede EcoInec e com entrega de cestas periódicas
Município assistido
- Fortaleza