Incentivo ao conhecimento e acesso às tecnologias digitais como forma de transformação social
O Projeto Labinec é a porta de entrada para crianças e adolescentes de 10 a 29 anos de escolas públicas para o mundo da programação e conhecimentos em robótica. Ao unir educação e inovação em cursos que valorizam a criatividade para soluções de problemas, a ação realiza a inclusão digital, apropriação das ferramentas tecnológicas e o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes por meio da cultura maker. Essa cultura conversa com o conceito de “faça você mesmo”, em que qualquer pessoa, dotada com as ferramentas certas e o devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para questões cotidianas.
Com metodologia clara e resultados concretos, o Labinec, por meio da educação tecnologia, pretende elevar o conhecimento e apresentar novas formas de superação e transformação social, formando novos talentos.
No Labinec são ofertados os cursos de robótica, jogos digitais, desenvolvimento de aplicativos e ux/ui design, sendo 30% das vagas destinadas para meninas/ mulheres para incentivar a participação feminina na área de tecnologia. No Labinec a tecnologia é compreendida como um instrumento de transformação social, de estímulo à autonomia e investimento em criatividade.
O projeto conecta o Inec com os ODS
Estímulo à inclusão social e digital
Atento a realidade da exclusão digital nas periferias urbanas social, o Labinec se propõe a ser agente facilitador do acesso às tecnologias de informação e comunicação. Para isso, tem como instrumentos cursos e disponibilização de espaços para desenvolvimento de soluções com o uso de tecnologias, contemplando crianças e adolescentes que não têm ou têm acesso limitado à tecnologias digitais.
O uso do espaço maker tem por objetivo democratizar o alcance às novas tecnologias digitais, incentivando o conhecimento aberto, o empreendedorismo social e possibilidades de um futuro melhor.
Metas para
2024
- 20 jovens atendidos por mentoria voluntária
- 210 adolescentes e jovens beneficiados
- 4 laboratórios/escola
- 150 alunos participando dos encontros de construção dos mapas afetivos
Municípios assistidos
- Fortaleza
- Maracanaú
- Itapiúna