Cultura em Comunidade

Expansão da economia da cultura por meio
da formação de novos profissionais

O projeto Cultura em Comunidade Ceará 2 visa expandir e dar continuidade à primeira edição homônima que contemplou os municípios de Caucaia e Maracanaú em 2023, projeto que recebeu também incentivos via Lei Rouanet. A segunda edição acontecerá em outros três municípios cearenses – Fortaleza, Paracuru e São Gonçalo do Amarante – e, dessa vez, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, levando para dentro das escolas as oficinas e a Mostra Cultural, destacando a relevância da escola enquanto espaço de formação global do indivíduo cidadão, vital no desenvolvimento de comunidades saudáveis.

O objetivo é valorizar o espaço escolar enquanto local de formação cidadã, de práticas saudáveis de sociabilidade entre jovens por meio da promoção de cursos livres em arte e cultura e mostras culturais, estabelecendo relações entre essas e o ensino formal das demais áreas de conhecimento.

O projeto conecta o Inec com os ODS

Formar adolescentes e jovens para o mercado das artes

O projeto Cultura em Comunidade Ceará 2 foca no público de adolescentes e jovens, entre 14 e 29 anos, alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e/ou de EJA (Educação de Jovens e Adultos). As faixas etárias de cada formação estão estabelecidas de acordo com as especificidades de área, considerando-se que as formações artísticas (teatro) se destinam prioritariamente ao público de adolescentes e as formações técnico-artísticas (figurino, cenografia) ao público jovem, devido ao manuseio de ferramentas e máquinas.

A escola, após o ambiente familiar, é o primeiro espaço de convivência em coletivo, de expressão e desenvolvimento de competências e conhecimentos diversos, sendo vital na formação de indivíduos aptos a viver em sociedade.

Metas para

2024

Municípios assistidos

Pular para o conteúdo