Uma porta para jovens ingressarem no ensino superior a partir da formação intelectual profissional e humana
O Projeto Prosseguir dá oportunidade de ingresso no ensino superior e de obter maior qualificação para o mundo do trabalho a jovens do interior do Ceará. Aulas preparatórias para vestibulares são o foco da iniciativa. E a longevidade do projeto, com seus 20 anos de atividades, é a prova de que apostar nos sonhos desses adolescentes gera muitas realizações.
A partir do ensino híbrido, o cursinho popular usa os encontros presenciais para dialogar e esclarecer dúvidas, em abordagem pedagógica centrada na vivência e construção coletiva dos conhecimentos, tanto por meio da participação de todos quanto pelo incentivo ao despertar para a crítica no estudo dos conteúdos.
Além das aulas, os estudantes recebem apoio no aspecto cognitivo e nos temas tratados nas disciplinas curriculares, suporte em assuntos relacionados com a vida cotidiana, a subjetividade e com as relações interpessoais e sociais, incluindo, ainda, projeto de vida, orientação profissional e desenvolvimento comunitário e humano.
Em adição a essas ações, o Prosseguir desenvolve o Jovens Comunicadores, projeto que fomenta iniciativas críticas de produção em comunicação pela juventude. Isso ocorre tomando a ressignificação dos produtos de mídia como ponto de partida, tomando como compromisso a construção de cidadania nos territórios em que os jovens estão inseridos.
O projeto conecta o Inec com os ODS
Poder de comunicação para dar voz aos jovens e suas vivências
Essa é uma forma de driblar a falta de oportunidades e o estigma das trajetórias desse público que, historicamente, vivencia a escassez de ações conectadas com suas linguagens, anseios, transformações e estéticas.
Como produto, o Jovens Comunicadores tem a Revista Vaia, que apresenta os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos coletivos ao longo dos anos nos territórios em que atuam. A publicação anual também conta com os alunos destaques em concursos culturais, produções textuais e audiovisuais.
Metas para
2024
- 5 turmas
- 2 estados (Ceará e Pernambuco)
- 100 adolescentes e jovens beneficiados
- 60 familiares impactados
- 10 meses de ciclo anual
Municípios assistidos
- Ceará
• Fortaleza
• Jaguaretama
• Meruoca
• Milagres
- Pernambuco
• Aliança