Sensibilização do bom uso da água a partir
da construção de saberes
Aborda os direitos e cuidados com a água e o saneamento básico, a partir de duas perspectivas: sensibilização e construção de saberes. Para isso, une ludicidade e educação em uma dinâmica que envolve e encanta tanto participantes, estudantes do Ensino Fundamental I e II com idades de seis a 15 anos e moradores de comunidades rurais do semiárido brasileiro, quanto facilitadores.
O projeto se utiliza de um jogo de trilha composto de dado, totens, cartas/respostas e apostila, que é um material de apoio aos educadores das escolas; e revistinha, que usa os quadrinhos como mídia para reforçar a conscientização acerca da água e do saneamento.
Com a ludicidade do jogo, crianças e adolescentes têm o aprendizado estimulado, se sensibilizam sobre a importância do bom uso da água e levam o conhecimento adquirido para suas famílias e comunidades, replicando o porquê da preservação do recurso. Além disso, como ganho futuro, entendem de direitos humanos e do acesso a recursos hídricos de qualidade, melhorando a vida na sociedade em que vivem. Em 2023, a implementação das atividades sensibilizou mais de 6 mil crianças, em 35 unidades escolares no Ceará, na Bahia e no interior de Minas Gerais, por meio de 111 atividades desenvolvidas com o apoio da ONG internacional Water.org.
O projeto conecta o Inec com os ODS
Estímulo ao consumo sustentável da água
Ao priorizar diálogo, construção compartilhada de conhecimento e emancipação dos participantes, o Caminhos das Águas convida as crianças a interagirem e pensarem na melhor forma de responder aos questionamentos do jogo. Com isso, criam as respostas Estímulo ao consumo sustentável da água de qualidade, melhorando a vida na sociedade em que vivem.
Em 2023, a implementação das atividades sensibilizou mais de 6 mil crianças, em 35 unidades escolares no Ceará, na Bahia e no interior de Minas Gerais, por meio de 111 atividades desenvolvidas com o apoio da ONG internacional Water.org. O projeto conecta o Inec ao ODS com base no que aprendem na escola e levam novos conceitos sobre a água e seu uso para suas famílias. Consequentemente, essa informação é disseminada nas comunidades, ampliando o conhecimento para mais pessoas.
Metas para
2024
- 16 facilitadores capacitados
- 55 escolas públicas de áreas rurais impactadas
- 8 mil crianças e adolescentes beneficiados
Estados atendidos
- Maranhão
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte